Nascido em 1973, em Piraí do Sul, no Paraná, Anderson Carneiro dos Santos formou-se Bacharel em Teologia Pastoral pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP-EC) em 2001. Em 2017, concluiu especialização em Comunicação Corporativa pela mesma instituição. Ele é casado com Zaira Patrícia Rodrigues Abrão dos Santos, natural de Curitiba e formada em Pedagogia pelo UNASP-EC. O casal é pai de Samara Abrão dos Santos, de 18 anos, e Alef Abrão dos Santos, de 11.
O ministério do pastor Anderson teve início em 2002, como capelão da Escola Adventista do Boqueirão, em Curitiba. Em 2004, ele foi transferido para a Escola Adventista Centenário. No ano seguinte, tornou-se departamental de colportagem na Associação Paulista Central (APaC), em Campinas. Em outubro de 2006 assumiu o distrito de Vila Fiori, na Associação Paulista Sudoeste (APSo), em Sorocaba, onde permaneceu até meados de 2010. No mesmo ano, passou a pastorear o distrito de Votorantin, também na APSo, até o fim de 2011.
Em 2012, assumiu por três meses o distrito central de Tatuí, São Paulo, sendo transferido em seguida para a Associação Central Amazonas (ACeAm), em Manaus. Na capital amazonense, pastoreou o distrito central entre maio de 2012 e fevereiro de 2013. Posteriormente, atuou como departamental de Jovens, Desbravadores, Aventureiros, Universitários, Música e Comunicação da ACeAm, função que exerceu até agosto de 2018. Sua última atuação antes da nomeação no Rio de Janeiro foi na União Noroeste Brasileira, onde liderou os mesmos ministérios.
Em novembro de 2025 foi nomeado como Diretor de Jovens, Música e Universitários para a Associação Rio de Janeiro.