Natural de Baixo Guandu, no Espírito Santo, Janaína possui uma sólida formação acadêmica. É graduada em Licenciatura em Matemática pelo UNASP-SP, formada em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul e pós-graduada em Aconselhamento Educacional e Familiar.
Seu ministério começou em 2009 como tesoureira no Colégio Adventista de Vitória, na Associação Espírito Santense (AES). No ano seguinte, passou a atuar como auxiliar de Recursos Humanos.
Entre 2014 e 2018, trabalhou como secretária dos departamentos do Ministério da Mulher, Recepção, AFAM, Ministério da Criança e Ministério do Adolescente, também na AES. Em 2018, foi recepcionista na mesma associação.
Em 2019, foi nomeada departamental dos Ministérios da Criança e do Adolescente na AES, e entre 2019 e 2021 serviu como auxiliar de RH na União Sudeste Brasileira (USeB).
Em 2021, foi transferida para a União Noroeste Brasileira (UNoB), continuando no setor de RH. Nos anos de 2022 e 2023, retornou à USeB, onde atuou como secretária do Departamento de Educação.
Em 2024, foi chamada para compor a equipe da Associação Rio de Janeiro como secretária do Departamento de Educação e, posteriormente, assumiu funções como secretária dos departamentos do Ministério da Mulher, Recepção, AFAM, Mordomia e Saúde.
Janaína é casada com Thiarlles Boeker Portes e mãe de Guilherme Coelho Portes, de 14 anos.
Agora, em 2025, assume oficialmente a liderança do Ministério da Mulher na ARJ.